segunda-feira, 29 de junho de 2009

LIÇÃO BÍBLICA

Lição Bíblica é o conjunto de fatos bíblicos aplicados à vida do aluno; ensinamentos que motivam a mudança de comportamento.

COMO PREPARAR A LIÇÃO BÍBLICA
• Fazer uma leitura prévia da série de lições;
• Dominar a lição específica;
• Visar um alvo com a lição;
• Selecionar os métodos de ensino;
• Planejar alguma ajuda visual (para a criança é imprescindível);
• Fazer o esboço da lição.

ESBOÇO DA LIÇÃO
Esboço é um resumo que serve de orientação para o professor durante a aula.
É composto por quatro partes: começo, andamento, clímax e conclusão.
• Começo: introduz a lição e deve prender o interesse da classe. Deve ser breve, promissor e vivo.
• Andamento: é o enredo da história. Organize-o baseado no texto bíblico, incluindo as verdades espirituais para o aluno.
• Clímax: todas as partes da lição culminam aqui. É o ponto de contato que foi lançado no começo, agora é desvendado (se for um mistério) ou resolvido (se for um problema) ou respondido (se for uma pergunta).
• Conclusão: uma frase pode concluir a história, contando o que aconteceu com o “herói”. A conclusão deve ser rápida.

MODELO DE ESBOÇO - A MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES

Base bíblica: Mt. 14:13-21; Mc 6:30-44; Lc 9:10-17; Jo 6:1:15

Versículo para decorar: João 6:35

Objetivos

1) Criança salva: Jesus se importa com você, suprindo suas necessidades.
2) Criança não salva: plano da salvação.

INTRODUÇÃO: Alguém já passou em sua porta, pedindo comida? O que você fez? Agora pense bem, se fossem milhares de pessoas morrendo a sua porta? O que você faria? E o que será que Jesus, o Filho de Deus, faria nessa situação?

ANDAMENTO:
- JESUS estava à beira-mar – Galiléia, juntamente com seus discípulos e a multidão (Jesus, o filho de Deus, é o nosso melhor amigo);
- Sente compaixão da multidão
a) eram como ovelhas sem pastor (pecado-Rm. 3:23);
b) Estavam com fome;
Pergunta: - Filipe, onde vamos comprar pão para todo este povo?
André trás um menino, com 5 pães e 2 peixinhos, até Jesus;
O povo se acomoda na grama;
Jesus ora, agradecendo o alimento – (Deus quer que você confie que Ele supre suas necessidades);
CLIMAX:
Pães e peixes multiplicados. Jesus fez um grande milagre.
CONLUSÃO
Todos comeram e sobraram 12 cestos de comida.
Jesus se importa com você (amor, morreu para perdoar nossos pecados e ressuscitou, está vivo).
João 6:35 Jesus disse: “Eu sou o Pão da vida, aquele que vem a mim, de modo algum terá fome...”
APELO
Jesus chama você hoje. Só Ele pode dar a salvação a você, a vida eterna, e levá-lo um dia a estar com Ele, no Céu para sempre.
Dentro de você existe um vazio. É como se fosse uma grande fome, uma fome de conhecer a Deus. E Jesus quer saciar esta fome, confie nele. Ele foi morto na cruz, derramando seu sangue para limpar o seu pecado, está vivo, e quer fazer um grande milagre na sua vida, sendo o seu salvador.



CONCLUSÃO
Em todas as reuniões com as crianças deve-se ter por base o seguinte conteúdo: Cântico e versículo bíblico de acordo com a lição bíblica (de preferência visualizados com figuras, letras grandes, e utilizando técnicas diferentes como por exemplo: varal, cartazes, quadro negro, flanelógrafo, versículos musicados, cartaz em pregas, quebra-cabeça, etc...); lição bíblica propriamente dita, oração e apelo.
Se houver tempo pode-se acrescentar: historietas, fantoches, momento missionário, oportunidades para as crianças darem testemunho, etc...
Faça sempre uma recapitulação da aula anterior para recordar os ensinos apresentados.
Planeje atividades interessantes, e lembre-se de incluir o reforço do ensino, estimulando as crianças à prática no viver diário.
Lembre-se: O sucesso de um Professor é a sua dedicação, planejando com antecedência suas aulas.
O professor da Bíblia será bem sucedido se estiver submisso ao autor do livro que ensina: “Não cesses de falar deste livro da lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo a tudo quanto nele está escrito; então farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido”.



Bibliografia:

• Apascenta os meus Cordeirinhos, Apec;
• Bíblia de recursos para o Ministério com CRIANÇAS, Almeida, Revista e Atualizada (RA);

Nenhum comentário:

Postar um comentário